SEJAM BEM-VINDOS


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ÓRGÃOS LINFÓIDES SECUNDÁRIOS

Os microrganismos patogênicos podem penetrar no hospedeiro por muitas portas de entrada, instalando o processo infeccioso em qualquer lugar, mas o encontro do antígeno com os linfócitos acontecerá nos órgãos linfóides periféricos ou secundários: os linfonodos, o baço e vários tecidos linfóides associados às superfícies mucosas(MALT).
Os linfonodos recebem as células portadoras de antígenos através da linfa e líquido intesticial. Os linfonodos possuem três regiões:
  • Córtex: nessa região encontram-se os centros germinativos, os plasmócitos (células B ativadas) e também os folículos, que podem ser primários ou secundários. O folículo primário não possui centro germinativo, o que implica dizer, que nesta área ainda não houve formação de respostas imunológicas. O folículo secundário possui o centro germinativo com os plasmócitos, indicando que naquela área houve algum tipo de resposta imunológica.
  • Paracórtex: nessa região encontram-se as células T, também conhecidos como zonas de células T.
  • Medula: nessa região encontram-se as células apresentadoras de antígenos, macrófagos, dentre outras.
O baço é um órgão do tamanho do punho, situado atrás do estômago e coleta os antígenos do sangue circulante. Este órgão possui duas regiões distintas:
  • A polpa vermelha: onde ocorre a hemocatarese (que é a destruição das hemácias envelhecidas);
  • A polpa branca: que apresenta tecido linfóide periarteriolar, contendo principalmente células T. Nessa região também encontra-se o centro germinativo, onde os plasmócitos estão produzindo anticorpos para formação da resposta imunológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário