SEJAM BEM-VINDOS


quarta-feira, 23 de março de 2011

IMUNÓGENOS, ANTÍGENOS E HAPTENOS

Os imunógenos são moléculas que estimulam ou induzem às respostas imunológicas. Como por exemplo o vírus da gripe, que ao penetrar em nosso organismo,consegue estimular o sistema imunológico a produzir uma resposta contra ele mesmo; ocasionando a sua destruição.
Enquanto que os antígenos, são qualquer substância que pode ser especificamente ligada por um anticorpo ou por um receptor de antígenos da célula T, ou seja, o antígeno é o alvo da resposta imunológica.
A partir do momento que o sistema imunológico monta uma resposta contra um determinado invasor, este é considerado imunógeno, porque induziu à resposta. O sistema imunológico armazena essa informação e mais tarde, se este invasor penetrar novamente no organismo, será reconhecido como antígeno e destruído. Nesse contexto, posso citar como exemplo, uma grávida que possui o seu RH negativo e o bebê é RH positivo. No momento do parto ocorre mistura dos sangues e a partir disso, o sistema imunológico desencadeia uma resposta contra o RH positivo deixado pelo primeiro bebê. Quando essa mulher engravidar novamente, o seu segundo filho poderá ser alvo dessa resposta já existente. Porque ela irá passar para o feto todas as respostas imunológicas que ela possui, incluindo anticorpos contra o RH positivo, e isso pode causar aborto espontâneo.
Tanto os imunógenos quanto os antígenos estimulam respostas imunológicas. Porém, existem os haptenos, são substâncias que naturalmente sozinhas não consegem induzir uma resposta imunológica, por possuirem um baixo peso molecular. Nesse caso, para gerar uma resposta imunológica, o hapteno precisa ligar-se à uma molécula transportadora (carreadora), formando o complexo hapteno-carreador, que ao contrário do hapteno livre pode atuar como imunógeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário